(41) 99969-4863
contato@networkpsicologia.com.br

A Crise e a Evolução

Created with Sketch.

Por Jucele Antunes

O que é evolução? Quando abordamos este tema, logo vem à mente Darwin, ele trouxe uma explicação falando que os mais adaptados são os que sobrevivem. Segundo Darwin, os mais adaptados, conseguiram se alimentar e conseguiriam deixar descendentes.

Os homens vêm evoluindo a cada dia que passa e podemos perceber isso no mercado de trabalho, há alguns anos era necessário apenas ter comprometimento e o profissional garantia 30 anos na mesma empresa. Atualmente muitos profissionais com graduação superior e mestrado têm se batido para se conseguir uma posição no mercado. Mas o que garante a empregabilidade? Seria somente uma boa formação?

Especialistas no assunto apontam que não vale apenas uma boa formação, é necessário ter competências comportamentais que componham este profissional, como uma boa comunicação, empatia, relacionamento interpessoal, negociação e comprometimento. Nem sempre o nerd da turma é o que tem sucesso profissional, pois precisa saber se relacionar para conseguir um bom trabalho.

E você está adaptado as mudanças? Pensa em evoluir?

Evoluir muitas vezes também significa ter que escolher e renunciar a algo, saber escolher e mudar o rumo, saber muitas vezes que será árduo o caminho, mas necessário para uma transformação.

Escolher requer cautela e é uma das maiores angústias dos seres humanos, por não conseguir estar em mais de um lugar ao mesmo tempo. Muitas vezes é abrir mão do objeto desejado para se ter outro. Muitas pessoas sofrem inclusive o luto, pois segundo Freud, abdicar-se do objeto amado pode ser considerado um luto.

Para evoluir as vezes precisamos ressignificar, dar um novo colorido àquilo que já não faz mais sentido. Dar lugar ao novo colorido, à uma nova forma de olhar e pensar sobre. Albert Einstem já dizia que é na crise que progredimos. Então, aproveitemos os momentos de baixa para analisar em que aspectos podemos melhorar e por em prática os aprendizados, colocar a casa em ordem. Saber que onde há choro, também há a oportunidade de vender os lenços.

Evoluir pode ser inclusive errar e saber aprender com o erro. É ser resiliente e de um limão fazer uma limonada. É nos momentos de crise que devemos buscar a reflexão interior, o autoconhecimento. Ficamos de frente com as nossas limitações e é importante saber lidar com elas. Aprender a virar a página e se dar a oportunidade de recomeçar.

Pois bem a evolução dói, mas é gratificante saber que a cada recomeço valeu os esforços. Olhar para trás e ter orgulho da trajetória. Saber que superou e que evoluiu. Fazer escolhas conscientes, participar da sua história e não apenas ser o ator coadjuvante. Deixar um legado, viver com um propósito.

Nem sempre os mais fortes sobrevivem, mas sim os mais adaptados. E você o que tem feito para a sua evolução? Está evitando seus conflitos, saibam que eles não se dissolvem sozinhos, só aumentam ao longo do tempo.

Ao nascer o dia, nasce também uma nova oportunidade de recomeçar. E se ainda não começou, tente entender o que impede e vá adiante. É hora de virar o jogo e começar a traçar a sua história, encontre seu propósito no mundo e comece você a sua transformação. Seja você o protagonista da sua vida, dos seus desejos e sonhos.

Call Now ButtonLigar Agora
× WhatsApp