(41) 99969-4863
contato@networkpsicologia.com.br

Devo ou não fazer estágios durante a Faculdade?

Created with Sketch.

Devo ou não fazer estágios durante a Faculdade?

A carga horária na faculdade pode ser bem puxada para alguns cursos, mesmo porque em algumas universidades os cursos possuem grade curricular em período integral e/ou alguns semestres no período da manhã e em outros semestres na parte da tarde e vice e versa. Isso faz com que os estudantes universitários ocupem boa parte do tempo na própria faculdade.

No entanto, sempre que possível é imprescindível que o estudante realize os estágios obrigatórios e não obrigatórios, desde o início da faculdade. Para que possa conhecer no cotidiano a rotina da sua futura profissão. Muitas vezes a pessoa entra na faculdade com uma idéia, e após realizar estágio na “tão sonhada área” se depara que não era bem isso que estava imaginando. Muitas vezes “desencanta” e parte para outra área que não imaginava trabalhar antes.

No período da faculdade é o momento de experimentar, de aproveitar para conhecer todas as possibilidades que o curso pode oferecer, lembrando é claro da coerência na carreira. Não dá para trocar de área toda semana, mas dá para migrar de uma área para outra sem problemas.

É claro que com o estágio o tempo para estudos diminui, mas este tempo deve ser bem aproveitado e o estágio deve ser encarado também como um aprendizado. Com certeza o estudante deverá aprender a se organizar, inclusive com o tempo de estudo, aprenderá na prática como é ter o comprometimento, trabalho em equipe, lidar com as frustrações e trabalhar sua resiliência. Sem contar que terá uma graninha pra ajudar nos “xerox” (rsrs).

É inclusive durante o estágio que o estudante terá a oportunidade de mostrar o que aprendeu na faculdade e ter a possibilidade de conhecer mais profissionais e ser indicado para outra empresa/cargo e até mesmo de ser efetivado na própria empresa.

Lembre-se que é na faculdade que você revela muito de seu comportamento, de como você é. Então faça seus trabalhos com excelência, cumpra os prazos e tenha um bom relacionamento com seus colegas e professores, pois muitas vezes serão eles que te indicarão para uma oportunidade de trabalho.

Para quem já realizou os estágios que gostaria e mesmo assim não se vê na futura profissão, pode fazer uma orientação profissional e descobrir uma profissão que esteja mais de acordo com o seu perfil. Entre em contato com a Network Psicologia e agende um horário.

Tags:

Ligar Agora
WhatsApp chat