(41) 99969-4863
contato@networkpsicologia.com.br

Imaturidade Profissional = Escolhas Erradas

Created with Sketch.

Imaturidade Profissional = Escolhas Erradas

Você já tem maturidade para escolher sua profissão?

Cada vez mais cedo tem se exigido dos adolescentes a escolha profissional, muitas vezes sem o mesmo estar preparado e isso pode impactar lá na frente de sua carreira.

Ouço muita gente dizer: Não sabe o que fazer? Faça administração. Veja, o curso de administração exigem algumas habilidades que muitas pessoas não tem e não querem ter, como estar atento ao mercado de trabalho, mundo empresarial, gostar de trabalhar com pessoas, se manter informado e por aí vai. Muita gente deu um tiro no pé por causa disso. Acha que porque tem um curso superior garante um emprego.

Doce engano, o que garante o trabalho, são as entregas. Entregas por excelência e isso gera reconhecimento, satisfação, indicações do seu trabalho. E o resultado disso? Brilho nos olhos, satisfação pessoal e profissional, dinheiro no bolso e alegria, todos gostam de ficar perto de uma pessoa feliz, as pessoas não gostam de ficar perto de pessoas que reclamam o tempo todo e não tem atitude na vida.

Você tem atitude na sua vida? Ou só reclama? Muita gente só reclama e não faz nada para mudar o rumo.

Atualmente nos deparamos com um ambiente de trabalho recheado de frustrações e conflitos e de domingos com noites muito angustiantes e depressivas, pois logo chegará segunda e um novo recomeçar, recomeçar mais uma semana e muitas vezes recomeçar significa encarar mais atividades insignificantes para si, que não fazem nenhum sentido para sua vida.

Muitos jovens cresceram ouvindo que são muito especiais, de fato são, mas ouviram em uma dose exagerada e muitas vezes sem a dose da realidade, esse excesso faz com que este jovem esqueça que tem que se dedicar para conseguir algo na vida. Sem contar que durante seu crescimento deve ter ganhado tudo de “mão beijada”.

Então o jovem pensa: “Já que sou tão bom por que não tenho um emprego legal? Por que ganho menos que aquele gerente que não conhece nada?”. E aí vem alguns conflitos dentro da empresa, porque o jovem quer pular etapas e o gerente acha que ainda não é hora.

O impacto disso é a insatisfação, frustração e instabilidade que nós vemos no mercado de trabalho e também uma angústia por enxergar seu colega ou amigo melhor que ele(a). As redes sociais agravaram muito isso, pois transmite uma falsa realidade. Uma realidade do querer ser aquilo, mas que ainda não é. As selfies é um exemplo claro disso, selfie de lugares legais, com carrões, com roupas de marcas, comida e bebida boa, mascarados de coisas caras enquanto estão vazios por dentro. Transmitem uma imagem boa, só isso.

Plim, está aí uma das angústias que tanto escuto no consultório todos os dias. Angústia daquilo que não é. No entanto quando pergunto: Quem você é? Dificilmente esta pergunta é respondida de imediato. As pessoas tem dificuldade de dizer quem são.

Quem é você? Se esta pergunta é difícil para alguém mais velho, imagine para um adolescente que tem um turbilhão de emoções. Então vamos lá, cada coisa no seu tempo. Ajude seu filho a escolher, ajude-o a se redescobrir as habilidades, resgate com ele quem ele foi até agora e a relembrar as atividades que mais gosta de fazer, quem sabe isso possa ajudá-lo a escolher a profissão de forma madura e consciente. E se mesmo assim não conseguir procure ajuda de um orientador profissional.

A Network Psicologia auxilia jovens e adultos na escolha da profissão, caso tenha interesse teremos o prazer em atendê-lo. Agende um horário sem compromisso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ligar Agora
WhatsApp chat