(41) 99969-4863
contato@networkpsicologia.com.br

O Desemprego e as Oportunidades

Created with Sketch.

O Desemprego e as Oportunidades

Presenciamos hoje o Brasil com mais de 13 milhões de desempregados. Ouço várias histórias de pessoas com várias qualificações, diplomas nas mãos, mas que estão desempregadas. O que fazer neste momento?

Temos três situações:

A primeira é que você deve avaliar se aquilo que fazia realmente faz sentido em sua vida. Se gostava do que fazia, e analisar se não ficou desempregado devido ao mau humor que tinha devido ao estresse que sentia em TER QUE FAZER atividades que não gostava todos os dias da semana. Lembre-se, ninguém é obrigado a agüentar seu mau humor, nem mesmo seus colegas de trabalho, muito menos seu chefe.

A segunda é, se você gostava do que fazia, se sentia motivado em acordar todos os dias e ir trabalhar e mesmo assim ficou desempregado. Pense, suas qualificações são condizentes? Digo isso porque ouço histórias, de que a pessoa tem vários certificados de cursos diferentes. E a sensação que dá é que a pessoa não se achou ainda. Faz cursos de áreas totalmente diferentes. Temos de ser coerentes inclusive em nossas escolhas profissionais. Estas escolhas de áreas diferentes somente são válidas quando existe coerência.

Darei um exemplo de coerência: Técnico em alimentos, gastronomia, confeitaria e assim por diante. Terceira questão, se você tem diplomas, certificados, gostava daquilo que fazia e mesmo assim se vê desempregado. Então agora é hora de olhar pra fora da caixa e não esperar mais por uma vaga de emprego. Você pode prestar serviço para as pessoas, pense quais são as necessidades de mercado da sua cidade, ou região e elabore um plano de ação.

Você não precisa de um carimbo na sua carteira para dizer que está trabalhando. Tenha seu papel produtivo, mesmo sem ter uma empresa como sobrenome. Mesmo porque cada vez mais as pessoas tem pensado em qualidade de vida e nada melhor do que ter a possibilidade de fazer seus horários.

Muitas vezes você não precisa nem um escritório para trabalho, só um telefone para contato. Verifique na sua cidade se consegue uma credencial como autônomo ou como Micro Empresa Individual e seja um prestador de serviços.

Só que lembre-se: para tudo que fizer precisa de um planejamento e excelência na entrega. Você presta um serviço que preste? Pois agora mais do que nunca tem um nome a zelar. Diante disso, depois de um bom planejamento é só colocar em prática e ser feliz!

Parece simples e é, só precisa ser comprometido consigo! O mercado está carente é só você prestar atenção para conseguir enxergar as oportunidades.

Quaisquer dúvidas estou a disposição. Um forte abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ligar Agora
WhatsApp chat