As doenças psicossomáticas e o trabalho

Shape Chamada Esquerda
Shape Chamada Direita
As doenças psicossomáticas e o trabalho

Você já ouviu falar das doenças psicossomáticas? São doenças que tem um início ou se desencadeiam através das emoções, saiba que sua enxaqueca, dores na garganta, sua gastrite e visitas freqüentes ao médico podem ser de ordem emocional.

É na infância que aprendemos a falar, a palavra "infância" tem origem no latim infantia, do verbo fari = falar, onde fan = falante e in constitui a negação do verbo. Portanto, infans refere-se ao indivíduo que ainda não é capaz de falar. Sendo então a criança incapaz de falar, o corpo dela fala. Por exemplo: quando a criança não quer ir à escola, ela chora, vomita, tem febre, etc...

Ela não reclama que não está bem, que não tem amigos, que os colegas riem dela, que a professora não está sendo tão legal, ou até mesmo que gostaria de ficar no aconchego do lar. Esta criança cresce e se ela não se desenvolver neste aspecto seu corpo continuará a refletir estas dores.

Muitas pessoas possuem doenças psicossomáticas e vemos mais ainda o ambiente de trabalho, porque o trabalho para esta pessoa não tem o significado, o indivíduo não se percebe naquilo que faz, não há uma identidade profissional. E é aí que podem começar as dores de cabeça, gastrites, dores no peito, nas costas, pressão alta, insônia... Não se esqueçam, o corpo fala e reage tudo o que você está sentindo. Do outro lado, empresas com altos índices de acidentes de trabalho ou de funcionários afastados por motivos de doenças, devem se perguntar o que estão fazendo de errado para ter tantos trabalhadores adoecendo.

Respeitem seus corpos, falar daquilo que te incomoda é libertador. E saiba que pode contar com a ajuda de um psicólogo para lhe ajudar com suas emoções. Freud foi o primeiro médico e acreditar e provar que há a cura pela fala.

Jucele Antunes é psicóloga formada há 9 anos e especialista em psicologia do trabalho. Orientadora profissional realiza um trabalho profundo para entender o indivíduo e o trabalho. Caso precise entender e trabalhar suas emoções entre em contato e agende uma sessão.

Post Relacionados

Uma Multidão de Solitários

Atualmente é muito comum ver as pessoas olhando para os seus celulares. Como está a...

Ler mais

Psicólogo online

Atendimento psicológico online pode acontecer através de plataformas seguras de...

Ler mais

Orientação Profissional para Acadêmicos

O que fazer depois que se formar? Qual especialidade seguir? Como formar uma rede de...

Ler mais