(41) 99969-4863
contato@networkpsicologia.com.br

Primeiros passos para a escolha e autoconhecimento

Created with Sketch.

Primeiros passos para a escolha e autoconhecimento

Até agora quem fez as escolhas para este adolescente foram seus pais e agora é a hora dele escolher. Se este exercício de escolhas não havia sido praticado antes, será mais difícil neste momento, pois se este jovem não está acostumado a escolher teremos uma dificuldade a mais a ser trabalhada. Ele será responsabilizado, cobrado por esta escolha, como se não pudesse errar.

O adolescente primeiramente deve se conhecer, saber do que gosta, as atividades que mais sente prazer fazendo, aptidões e habilidades que prefere desenvolver. A partir daí lerá sobre as profissões que tenham haver com estas atividades. É interessante que converse com os profissionais da área para saber mais sobre as rotinas e atividades dos profissionais, bem como pontos positivos e negativos.

Seguem abaixo algumas perguntas que são focadas no autoconhecimento:

1) Como eu me vejo e o que penso sobre mim?

2) Que habilidades e facilidades penso que tenho?

3) Que atividades penso que combinam comigo?

4) Em que aspectos acho que posso melhorar?

5) Qual é o meu objetivo de vida?

Se você sentiu dificuldades em responder estas perguntas, é um sinal de que não se conhece muito bem. É um indicador para você procurar ajuda de um Orientador Profissional.

A Psicóloga Jucele Antunes CRP 08/15284 está a mais de 10 anos atuando com Recursos Humanos, especialista na área de psicologia do trabalho e capacitada em Orientação Profissional / Vocacional e está disposta a ajudar quem ainda não se encontrou profissionalmente.

Para saber mais sobre o processo de Orientação Profissional / Vocacional, entre em contato pelo site ou pelo fone (41) 9 9969-4863.

Tags: , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ligar Agora
WhatsApp chat