(41) 99969-4863
contato@networkpsicologia.com.br

Você sabe se seu funcionário tem perfil de líder?

Created with Sketch.

Você sabe se seu funcionário tem perfil de líder?

Você sabe se o seu funcionário tem o perfil de líder antes de colocá-lo nesta posição?

Antes de colocar um bom funcionário num cargo de liderança deve antes saber de algumas coisas, caso contrário estará arriscando a carreira dele às trevas.

Vejo em muitas empresas isso acontecer, no intuito de motivar o colaborador colocam-no em um cargo de liderança. Algumas coisas acontecem quando seus colegas não o enxergam como um líder.

– Perfil extremamente técnico;

– Sem relacionamento interpessoal;

– Acha que devido a posição de liderança não pode mais conviver com seus colegas, como almoçar juntos, não participar das brincadeiras, etc. Desta forma ganha-se um chefe e perde-se um amigo;

Neste último caso, quando a equipe percebe que ganhou um chefe começa a boicotar inclusive suas ações. E em pouco tempo o mais novo líder se torna um problema, para a empresa que viu que não deveria tê-lo promovido e ao mesmo tempo não o demitirá por ter sido um bom funcionário por muito tempo, (um exímio perfil técnico/especialista). Por outro lado, de acordo com a CLT a empresa não pode rebaixá-lo para a antiga posição.

Num outro aspecto que também vejo, é quando o gestor com medo de ser visto como o chato “passa a mão na cabeça dos subordinados” e não corrige e nem toma atitudes que deveriam ser tomadas quando necessário, isso também gera conflitos, pois começará uma disputa de atenção. Da mesma forma que os irmãos disputam a atenção dos pais, os subordinados tendem a fazer isso com o líder, gerando assim as fofocas. E isso também é um problema para a empresa.

Agora, cabe ao próprio profissional e ou a empresa, verificar se possui outra oportunidade dentro da empresa que se encaixe melhor no seu perfil, ou se é melhor ele por si buscar uma outra oportunidade no mercado de trabalho.

Então antes de colocar seu colaborador numa posição de liderança faça uma avalição para ver se ele possui as competências necessárias para assumir o cargo e as responsabilidades.

Caso precise, entre em contato com a Network Psicologia para realizar este trabalho. A Psicóloga Jucele é especialista em Psicologia Organizacional, headhunter e possui experiência de mais de 10 anos como consultora atuando com empresas nacionais e multinacionais.

Ligar Agora
WhatsApp chat